sexta-feira, março 11, 2011

Ídolos - Luís Fabiano



Luis Fabiano: Artilharias e confusões no São Paulo
Atacante era um dos únicos poupados pelos torcedores do São Paulo nos momentos de crise

Foram 160 jogos – 83 vitórias, 32 empates e 39 derrotas -, com 119 gols marcados pelo Tricolor

Comemore, são-paulino! O Tricolor anunciou nesta sexta-feira à tarde(11/03/2011) a contratação de Luis Fabiano. Revelado pela Ponte Preta e com passagem apagada pelo Rennes (FRA), Luis Fabiano chegou desacreditado ao São Paulo. Em pouco tempo de clube, ganhou espaço e passou a ser referência no ataque do Tricolor. Foram 160 jogos – 83 vitórias, 32 empates e 39 derrotas -, com 119 gols marcados (0,75 gols/jogo). Jogando no Morumbi, o atacante marcou, em 73 partidas, 62 vezes, média de quase 0,85 por jogo.

O atacante ficou no São Paulo entre os anos de 2001-2004. Brigas, confusões e apenas um título, do Torneio Rio-São Paulo de 2001, renderam ao atacante o apelido de Fabuloso. Um dos poucos poupados pela torcida em uma faze complicada da história do Tricolor, voltou para a Europa em 2004.

Início no São Paulo

Vindo da reserva, estreou na derrota para o São Caetano, por 2 a 0, no dia 18 de fevereiro de 2001, ano em que chegou ao Morumbi.

A primeira partida como titular foi diante da Matonense, no dia 24 de fevereiro, na vitória do Tricolor por 2 a 0, duas partidas depois de vestir pela primeira vez a camisa do São Paulo. O primeiro gol não demorou. Em seu quarto jogo – segundo como titular – o atacante mostrou o cartão de visita e marcou dois na vitória por 4 a 1 contra o Botafogo, na primeira partida da final do Torneio Rio-São Paulo.

Com apenas três meses no Morumbi, um título. Ao lado de Kaká – recém-saído do banco de reservas -, foi um dos responsáveis pela conquista do inédito Torneio Rio-São Paulo, em março de 2001.

A primeira decepção veio no mesmo ano. Com a chance de voltar à Libertadores, o clube chegou à final da Copa dos Campeões, mas perdeu para o Flamengo, por 3 a 2. Ainda em 2001, mais dois momentos infelizes na carreira do atacante e do São Paulo. Com um bom início de Copa do Brasil, o clube foi eliminado pelo Grêmio, nas quartas de final, e deu, novamente, adeus a chance de chegar ao torneio continental. No Brasileirão, o São Paulo se sucumbiu ao Atlético-PR e terminou o ano acumulando três decepções.

No ano seguinte, ao lado de Rogério Ceni, Kaká e, mais tarde, Ricardinho, mais decepções. No Torneio Rio-São Paulo e Copa do Brasil, eliminação para o rival Corinthians. No Campeonato Brasileiro, após uma primeira fase impecável, com a liderança da tabela folgada, perdeu para o Santos de Robinho, Elano, Diego & Cia. As derrotas começaram a colocar em xeque a qualidade do São Paulo, considerado pipoqueiro. Um dos únicos que se salvavam das críticas era o próprio Luis Fabiano, artilheiro do Brasileirão com 19 gols.

Mais artilharias

Em 2003, o princípio de redenção que faria Luis Fabiano se tornar um dos principais jogadores do São Paulo na história. No Paulistão, novamente foi artilheiro: oito gols marcados.

Após um bom início de Campeonato Brasileiro, o clube do Morumbi teve alguns tropeços e, sob o comando do técnico interino Rojas, se classificou para a Libertadores do ano seguinte.

Na disputa da Sul-Americana, o São Paulo foi bem, mas perdeu para o River Plate na semifinal. A face encrenqueira do atacante apareceu na partida disputada em São Paulo. Após dar uma voadora no adversário, Luis Fabiano, conhecido pelo temperamento quente, desencadeou uma briga generalizada dentro de campo.

Fabuloso ganhou, no mesmo ano, a Chuteira de Ouro, de artilheiro do ano no Brasil, e a Bola de Prata, título dado aos melhores jogadores da temporada.

Poupado pela tocida

Após dez anos, o Tricolor voltou para a disputa do torneio continental. Em uma primeira fase com cinco vitórias e apenas uma derrota, o clube passou para a segunda fase da competição. Dos 11 gols do time na fase de grupos, o Fabuloso marcou cinco.

O São Paulo continuou bem na competição e perdeu apenas na semifinal, para o Once Caldas, após empatar em casa em 0 a 0 e perder na Colombia por 2 a 1. Luis Fabiano e Rogério Ceni foram os únicos poupados pela torcida. Mais uma artilharia para ele: foram oito gols na competição. Assim, o atacante se transferiu para a Europa.

Donwload do Pacote de Fotos de Luís Fabiano atuando pelo São Paulo:
http://www.megaupload.com/?d=WIZSDJQQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário